sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Fama, Twitter e...


A mídia tem o grande poder de revelar talentos artisticos ao mundo, seja na música, no cinema, no jornalismo enfim... uma verdadeira "Fábrica de fama", o que algumas pessoas precisam entender é que fama não é sinônimo de talento artistico.
Ser famoso, não significa que você seja um exatamente um artista, mas que você está em evidência, que está exposto. Ser expulsa de forma humilhante de uma faculdade por usar um micro vestido pode até te fazer famosa (te expor), mas não quer dizer necessariamente que isso a torna uma artista, por exemplo.
Ouvi de uma artista a seguinte frase: "Um dos principais objetivos de um artista é provocar boas lembranças nas pessoas" Danny Pink (apresentadora de um programa infantil do canal Rede Vida) e vejo como seria bom se os artistas pudessem entender a grandeza desta simples frase.
Digo isso por que ao longo dos anos vemos inumeros casos de loucuras que um fã é apaz de fazer pelo seu artista, cartas, sacrificios entre outros e mais recentemente a febre TWITTER se tornou um dos modos mais utilizados para que um fã esteja próximo de seu artista, de mostrar-lhe toda sua admiração, dedicação, carinho e respeito.
Claro que é humanamente impossível reponder a todos os milhares de seguidores, mas aos poucos o artista poderia ter a capacidade de demonstrar mais respeito e atenção aos seus milhares de seguidores e fãs, afinal são eles os grandes responsáveis por seu sucesso. Poderia citar o exemplo do Jornalista e Âncora do Jornal Nacional da rede Globo William Bonner, que se tornou um sucesso no TWITTER com um jeito sempre inteligente, bem humorado e extremamente respeitoso de lidar com seus seguidores, se tornando inclusive o "Tio" de seus quase 1.100.000 seguidores de modo muito interessante.

Ao contrário do que se vê na grande maioria de outros famosos, são atitudes de pessoas famosas que se julgam artistas mas não agem como tal em relação aos seus fãs virtuais. São famosos dando atenção apenas a outros famosos, ignorando completamente seus milhares de fãs anônimos, que pelo carinho, respeito e admiração, acabam não percebendo nem sentindo tal desconsideração.
Uma pessoa dotada de fama, deveria pensar duas vezes antes de criar uma conta num site de relacionamento tão publico como o Twitter, pois talvez sem perceber ela consegue desmerecer o respeito que lhe é dado, por aqueles que lhe dão o prazer da fama.
Relembrando a frase citada no início, "Um dos principais objetivos de um artista é provocar boas lembranças nas pessoas" Se algum artista, ou famoso estiver lendo isso, pense com carinho nesta crítica... pode parecer exagero, mas lhes garanto...é real, é fato!
Aos famosos, gostaria apenas de lembrar-lhes que fama, necessariamente não é sinônimo de arte. A Fama é algo passageiro e ilusório, quando junto dela não caminha o dom da arte!

Renato Emanuel

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O tempo, a cura e a cicatriz


O tempo...
...dos muitos remédios que conhecemos, certamente um dos mais poderosos senão o mais poderoso é o tempo.
O tempo é o "calmante" espiritual qual Deus trabalha em nós a capacidade em absorver as dores e solucionar os problemas.

A dor da perda de alguém que amamos por exemplo. Não há remédio, nem palavras, nem gestos que possam curar tal dor, pode talvez alivia-la, mas curar não! O melhor remédio para a cura de uma perda é sem duvida, o tempo!

É nele que Deus age. Em meio ao tempo, as feridas que antes doiam, se tornaram cicatrizes que ainda insistem em permanecer na pele para jamais nos esquecermos de como nos machucamos, como sofremos de modo a não voltar a se machucar da mesma forma!

Esta é importância das cicatrizes em nossas vidas, é o vestigio da cura que Deus opera em nossas vida para que não nos esqueçamos quão doloroso pode ser uma ferida, mas que no fim, elas sempre cicatrizam e deixam de doer.

Não é uma tarefa fácil conviver com a dor, mas é preciso. Menos dificil conviver com uma cicatriz, não é algo bom de se ver, mas doer já não dói mais.
Neste momento nos pegamos sempre num pensamento que no fundo é muito mais uma oração: "Vai passar, sempre passa...no fim das contas a gente sabe que vai passar!"

Renato Emanuel

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Saber escolher



A vida é feita de escolhas, sempre!
Você é quem escolhe o que quer ser, ter, fazer, onde ir, com quem estar, em quem acreditar, no que acreditar...a escolha é sua, sempre sua.
Por mais que em alguns momentos sua decisão dependa de alguém ou de alguma coisa, no fim a escolha sempre é sua.
É você quem escolhe amar ou odiar, lutar ou desistir, sorrir ou chorar, cair ou levantar, fazer o bem ou fazer o mal, praia ou piscina, carne ou queijo, comprar ou alugar, gritar ou silenciar, pedir ou agradecer...enfim, a escolha é sua. Independente qual seja ela, sempre haverá uma consequencia, para você e para os que convivem contigo.
Deve ter em mente que você é o único responsável por toda e qualquer consequencia resultante da escolha que você faz, ou seja, sua escolha trará uma consequencia para sua vida, seja ela boa ou ruim.
O mais importante é saber escolher.


"Faça bem suas escolhas, pois serão elas que farão você"
Renato Emanuel

O "eu cego" do cotidiano


Dois pesos e duas medidas…

Não é esquisito que:

Quando o outro não faz é preguiçoso.
Quando você não faz é porque não tem tempo.

Quando o outro critica é intrigante.
Quando você critica é porque quer ajudar.

Quando o outro se decide a favor de um ponto é “cabeça dura”.
Quando você o faz é porque está sendo firme.

Quando o outro passa por você sem cumprimentar é mascarado.
Quando você não cumprimenta é apenas distração.

Quando o outro fala sobre si mesmo é egoísta.
Quando você fica falando sobre você é porque precisa desabafar.

Quando o outro se esforça para ser agradável tem uma segunda intenção.
Quando você age assim é porque é gentil.

Quando o outro ouve muito sem por limites está sendo fraco.
Quando você assim age está sendo compreensivo.

Quando o outro esquece um compromisso importante é irresponsável.
Quando você esquece é porque está muito estressado.

Quando o outro progride é porque teve oportunidade.
Quando você progride é fruto de muita garra e habilidade.

Quando o outro luta por seus direitos é teimoso.
Quando você o faz é prova de caráter.

Conclusão: Cego para ver a si mesmo, mas tem lente de aumento para ver os defeitos dos outros.

(Do livro: "Sabedoria em Parábolas" Prof. Felipe Aquino)

Tenha fé



"...e Deus enxugará toda lágrima de seus olhos."Apocalipse 7,16

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A maior tragédia é fingir que nada está acontecendo


Como é dificil acreditar no que devemos e tão fácil acreditar no que queremos.
É praticamente impossível fingir que todos os problemas sociais, políticos, e climáticos do mundo em que vivemos não nos atinjam.
Por mais que você tente se desviar da realidade, ela insiste em te acompanhar. Ainda mais nos dias de hoje onde a informação chega a qualquer lugar do planeta em tempo real, fica difícil não acreditar na realidade e fica ainda mais dificil conviver com ela.
Não temos para onde correr, mas principalmente não temos porque correr. A realidade é uma verdade que está aí, na cara de todos. Uma verdade regada a sangue, água, fogo, dor, lágrimas, mortes, incertezas mas sobretudo de esperança.
Festejar um reveillon acreditando a exemplo de todos os reveillons anteriores, de que o ano novo será repleto de paz, saúde e prosperidade já se tornou utopia, apenas uma frase pronta de milhares de cartões de Natal que apodrecem na gaveta de muitos armários enquanto lá fora o tempo não para, enquanto lá fora muitas pessoas continuam a conviver com a realidade de um mundo desigual, injusto, preconceituoso e agora mais do que nunca, de uma natureza desiquilibrada por culpa do próprio homem.
Como é triste ver famílias inteiras perderem a vida em desastres provenientes de uma natureza revoltada contra seus agressores como ocorreu em Angra dos Reis (RJ), São Luis do Paraitinga e Cunha (SP), Agudo (RS), enchentes em algumas cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais e outros estados brasileiros, nas fortes nevascas no hemisfério norte (EUA, CAN, e Eupopa) e mais recentemente com o terremoto que devastou o Haiti onde o numero de mortos pode ultrapassar a lamentável marca de cem mil pessoas.

Alguns podem pensar que falar sobre desastres naturais, aquecimento global, lei anti-fumo, combate as drogas, segurança no trânsito entre outros é "chover no molhado", mas a verdade é que se chegamos ao "Apocaliptico" mundo em que vivemos muito se deu pelo fato de que a maioria das pessoas nunca se importaram realmente com estes assuntos, e o pior é que quem mais sofre com tudo isso é quem menos colabora para todo este desiquilibrio por qual nosso mundo tem passado.
A cidade de São Luis do Paraitinga onde o rio da cidade subiu 10 metros de altura devido as fortes chuvas não possui uma fábrica poluente sequer, o numero de veículos poluentes que circulam pela cidade é insignificante, e mesmo assim esta maravilhosa cidade do interior de São Paulo foi vitima de um clima fortemente afetado pelas agressões feitas a natureza.
São Paulo paga um preço muito caro pelo crescimento populacional descontrolado, por uma urbanização despreparada, pelo lixo gerado por uma população sem educação e respeito próprio...resultado? 20 minutos de chuva e ruas alagadas, rios transbordando e trânsito completamente parado.

Se você chegou até este parágrafo, significa que de alguma forma este assunto interessa a você, já é um começo... Não creio que "chover no molhado" com estes apelos seja perda de tempo, o que eu acredito é que perda de tempo é continuar achando que estes problemas vividos pelo mundo não tem nada a ver comigo, que eu não faço parte deste numero. Cuidado, um dia esta chuva de problemas pode bater na porta da sua vida ou o rio das tristezas pode transbordar rapidamente inundando sua vida e a vida de pessoas que você ama com uma água suja de desrespeito e falta de amor próprio.

Você tem a ver e muito com tudo que acontece neste mundo, você é parte integrante dele...se você não se acha responsável pelos problemas vividos, seja então parte integrande das soluções, seja voluntário, doe, seja ativo, participe, ajude e nunca finja que não é com você...por que é, e muito!
Acima de tudo, ore e muito por você, mas sobretudo pelos que não ancontram forças para orar.

Renato Emanuel

..::Razões e emoções::..