sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Fama, Twitter e...


A mídia tem o grande poder de revelar talentos artisticos ao mundo, seja na música, no cinema, no jornalismo enfim... uma verdadeira "Fábrica de fama", o que algumas pessoas precisam entender é que fama não é sinônimo de talento artistico.
Ser famoso, não significa que você seja um exatamente um artista, mas que você está em evidência, que está exposto. Ser expulsa de forma humilhante de uma faculdade por usar um micro vestido pode até te fazer famosa (te expor), mas não quer dizer necessariamente que isso a torna uma artista, por exemplo.
Ouvi de uma artista a seguinte frase: "Um dos principais objetivos de um artista é provocar boas lembranças nas pessoas" Danny Pink (apresentadora de um programa infantil do canal Rede Vida) e vejo como seria bom se os artistas pudessem entender a grandeza desta simples frase.
Digo isso por que ao longo dos anos vemos inumeros casos de loucuras que um fã é apaz de fazer pelo seu artista, cartas, sacrificios entre outros e mais recentemente a febre TWITTER se tornou um dos modos mais utilizados para que um fã esteja próximo de seu artista, de mostrar-lhe toda sua admiração, dedicação, carinho e respeito.
Claro que é humanamente impossível reponder a todos os milhares de seguidores, mas aos poucos o artista poderia ter a capacidade de demonstrar mais respeito e atenção aos seus milhares de seguidores e fãs, afinal são eles os grandes responsáveis por seu sucesso. Poderia citar o exemplo do Jornalista e Âncora do Jornal Nacional da rede Globo William Bonner, que se tornou um sucesso no TWITTER com um jeito sempre inteligente, bem humorado e extremamente respeitoso de lidar com seus seguidores, se tornando inclusive o "Tio" de seus quase 1.100.000 seguidores de modo muito interessante.

Ao contrário do que se vê na grande maioria de outros famosos, são atitudes de pessoas famosas que se julgam artistas mas não agem como tal em relação aos seus fãs virtuais. São famosos dando atenção apenas a outros famosos, ignorando completamente seus milhares de fãs anônimos, que pelo carinho, respeito e admiração, acabam não percebendo nem sentindo tal desconsideração.
Uma pessoa dotada de fama, deveria pensar duas vezes antes de criar uma conta num site de relacionamento tão publico como o Twitter, pois talvez sem perceber ela consegue desmerecer o respeito que lhe é dado, por aqueles que lhe dão o prazer da fama.
Relembrando a frase citada no início, "Um dos principais objetivos de um artista é provocar boas lembranças nas pessoas" Se algum artista, ou famoso estiver lendo isso, pense com carinho nesta crítica... pode parecer exagero, mas lhes garanto...é real, é fato!
Aos famosos, gostaria apenas de lembrar-lhes que fama, necessariamente não é sinônimo de arte. A Fama é algo passageiro e ilusório, quando junto dela não caminha o dom da arte!

Renato Emanuel

..::Razões e emoções::..