terça-feira, 12 de julho de 2011

O machado e o lenhador

Há muitos anos, numa região longínqua, um homem, procurando trabalho, chegou a um acampamento de lenhadores e foi logo dizendo:

- Posso derrubar até 15 árvores em um dia de serviço – gabou-se o homem.

Acreditando ter à sua frente alguém com certo talento, o chefe dos lenhadores deu-lhe um machado novo e o contratou imediatamente para o trabalho.
O resultado foi surpreendente no primeiro dia, com a derrubada de 18 árvores, recorde absoluto naquela região.
No segundo dia, o homem derrubou 17; e no terceiro dia 16.
E assim dia a dia havia queda de sua produção.
Alguns dias depois, não satisfeito com fato de só conseguir derrubar 08 árvores por dia, o homem procurou seu chefe, buscando encontrar uma explicação para o declínio da sua atividade, embora ele continuasse a trabalhar desenvolvendo o mesmo esforço.
O chefe dos lenhadores ouviu o homem, pediu o seu machado e disse:

- Você é um talento. Vi poucos manejarem um machado com tanta eficiência como você faz. Só que de vez em quando você deve afiá-lo.

Por que afiar o machado ?

Muitas pessoas apresentam o talento necessário para a sua profissão, mas terminam por cair e deixam de se desenvolver, pois acreditam que nada mais precisam aprender e conhecer.
Sustentam-se baseados nos sucessos passados.
 Profissionais eficientes precisam estar em constante crescimento, descobrindo novidades, vivendo em estado permanente de aprendizagem. Só assim estarão à altura de uma época de constantes mudanças e de renovação continua.
 Profissionais que não se renovam tendem a desaparecer. E aqueles que pensam que tudo sabe e vivem no pedestal das glorias passadas serão atropelados pela evolução.
O mercado competitivo, de rápidas e significativas mudanças, exige profissionais ágeis, hábeis e preocupados com o seu desenvolvimento.

Pense nisso!

Fonte: Partner treinamentos Empresariais

Renato Emanuel

2 comentários:

  1. Nossa! que texto hein? Maravilhoso!!! uma motivação e tanto para os profissionais de hoje. Parabéns gostei muito.

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em: www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6) Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir

Comente este artigo

..::Razões e emoções::..