quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Os livros esquecidos pelo mundo

Ler éuma arte, mas infelizmente essa arte tem sido esquecida pelo mundo.
São muitas as desculpas, são muitos os argumentos, são muitos os motivos pelas quais as pessoas se julgam incapazes de disponibilizar um pouco de tempo para ler um bom livro. Mas não sabem responder como conseguem tempo para acessar seus email's pessoais, orkut, Twitter, para bater papo no MSN, postar e assistir a videos no YOUTUBE ou baixar músicas e filmes na NET... enfim, com o unico propósito...nada! Isso mesmo, geralmente as pessoas tem utilizado a tecnologia virtual para acrescentar absolutamente nada de construtivo em seu dia-a-dia.
Não que o lazer não seja importante, mas o que vemos é uma lazer fútil, sem conteudo devastando a criatividade e o possível desejo pelo lazer construtivo e a arte de "Saber estudar".
o Dom da leitura de livros, lamentávelmente está se restringindo a poucas pessoas que ainda insistem em apostar na nostalgia, no prazer e na sabedoria em "degustar páginas e páginas de livros, seja por lazer, seja por estudo.

Algumas pessoas ainda conseguem argumentar que livros podem ser lidos pela própria internet, o que é relativamente uma verdade, mas uma verdade incerta, já que normalmente uma pessoa faz atividades paralelas durante o uso do PC, não desfrutando unica e exclusivamente do ato de ler e os benefícios que a leitura de um bom livro proporciona.

Ainda esta semana recebi com certa frustração a notícia de que já está disponivel na Internet o acervo de livros da maior biblioteca do mundo. É fato que as bibliotecas já não conseguem encantar grande parte dos jovens, que raramente se dá ao trabalho de visitar um biblioteca, e quando o faz,faz contrariado por algum bom professor que se vê obrigado a "burlar" o famoso "Crtl+C" e "Crtl+V".

Lembro-me com carinho das minhas visitas a biblioteca de minha escola ainda no pré e também no primário...era mágico, a biblioteca sempre cheia de crianças empolgadas, felizes, encantadas por um mundo qual a leitura de um livro lhe proporcionava. E hoje me entristeço em ver a pouca vida que resta nas milhares de bibliotecas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Na grande maioria das vezes, são os ainda apaixonados por livros, proporcionalmente falando, é uma minoria que se tornou excessão num mundo virtualmente castigado pelo sedentarismo virtual e conseguem manter viva a chama da paixão pela leitua de um bom livro.

Precisamos urgentemente conscientizar as pessoas e principalmente os jovens da importância do "ir além" neste mundo informatizado, ou seja, saber aproveitar de maneira inteligente as facilidades que a Internet lhes oferece, fazer entender que computador ão é apenas um gravador de filmes e musicas, nem tampouco apenas um editor de fotos para exibir ao mundo e que possam enxergar a infinita gama de ferramentas a sua disposição, mas sobretudo resgatar também nestas pessoas, o gosto e o prazer pela leitura de livros, provocar através de trabalhos em grupos, na sala de aula, entre outros a necessidade de se tornar leitores assiduos e frequentadores de bibliotecas e salas de leitura.

Quantos jovens jamais ouviram falar de "Guliver", "Quem mexeu no meu queijo", "O Pequeno Príncipe", "O Conde de Monte Cristo" entre tantos outros maravilhosos livros e autores memoráveis? São inumeras pessoas que perderam o gosto pela leitura ou sequer jamais tiveram tal atração...uma pena.

Talvez esta postagem sequer será lida por muitas pessoas, e talvez muito provavelmente não terá efeito algum sobre este assunto, mas fica aqui o meu manifesto particular aos responsáveis pela educação no país, aos pais, professores, e principalmente aos jovens que possam estar lendo este artigo.

Quem ainda possui este ardor e paixão pela leitura sabem bem do que estou falando, sabe do bem que nos faz ler um bom livro deitado em uma rede, ou debaixo de uma frondosa árvore em um Domingo no parque, ou simplismente em casa, deitado na cama esperando pelo sono acompanhado de um bom "livro de cabeceira".

Leia mais, viva mais e seja ainda mais feliz.


Renato Emanuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo

..::Razões e emoções::..